O período anterior à alfabetização
é marcado por profundas descobertas. Por meio dos traços e das cores a criança
pode se expressar e conhecer os objetos. A situação muda quando os pequenos
começam a lidar com as letras e as palavras. Eis aí uma missão e tanta para os
educadores.
Uma etapa determinante
A
alfabetização infantil é uma etapa extremamente importante para o
desenvolvimento do pequeno. É um direito universal de todas as crianças, mesmo
que saibamos o caminho árduo e longo que é preciso ser tomado a fim de que
sejam estabelecidas as condições necessárias para a aprendizagem das
competências que possibilitam esse importante passo.
Diante
desse cenário, os professores se veem em uma situação que requer preparo total
para potencializar esse processo cujo aproveitamento do aluno é crucial para o
seu desenvolvimento. Afinal, como organizar a rotina de alfabetização da
criança? Antes disso, é preciso lembrar um conceito importante.
O que é alfabetização?
Alfabetização
define-se como o processo de aquisição e de apropriação do
código alfabético, ou seja, um processo de acoplamento e interface entre a
percepção do som e da grafia da letra. A partir do momento em que o
indivíduo adquire a união entre estas duas condições – auditiva e visual –
ele está começando a ser alfabetizado.
O
processo de alfabetização depende da aquisição de pré-requisitos de
percepção visual, auditiva e da construção e estruturação da linguagem da
criança e também de estruturação motora. No início do processo acadêmico,
a criança precisa de muito mais atenção e de uma boa estruturação de suas
funções executivas, para que possa se adequar às propostas e metodologias
utilizadas para a alfabetização.
O que pode ser feito para organizar a rotina de alfabetização do
pequeno?
A
importância de se estabelecer um roteiro para ser seguido diante das etapas da
alfabetização infantil está no fato de que a criança precisa de um caminho para
iniciar, desenvolver-se e alcançar a condição plenitude de leitura e escrita.
Confiram abaixo algumas dicas de como organizar essa rotina.
–
Hora da leitura, escrita e prática da oralidade
Durante
as aulas, os educadores devem criar horários específicos para desenvolver tais
treinamentos que possibilitem a práticas dessas determinadas habilidades. Vale
ressaltar que essas atividades devem fazer parte do cotidiano da criança de
forma que ela se sinta cada vez mais familiarizada com as descobertas da
grafia, do fonema, da própria motricidade ao escrever algo.
Importante
lembrar que esses exercícios podem ser alternados, ou seja, práticas de leitura
em um dia, escrita em outro e tarefas de oralidade depois. Tudo para que a
criança aprenda e fixe os conteúdos. Além disso, as tarefas envolvendo a
escrita, por exemplo, podem contar com coisas que estão incluídas no contexto
da criança para facilitar a assimilação.
–
Criação de cronograma com exercícios mais complexos
Nesta
etapa é interessante criar maneiras de apresentar aos pequenos as formas de
lidar e aprender com exercícios com um nível de complexidade maior. Mas
lembrando que essas iniciativas devem ser tomadas gradualmente, considerando
que a criança deve assimilar todas as informações.
–
Organização de projetos
A
alfabetização infantil é algo que depende de muitos elementos que possam
enriquecer ainda mais o desenvolvimento dos pequenos diante dos desafios. A
dica é criar atividades onde os alunos desempenhem trabalhinhos com o objetivo
de produzir, trocar experiências e adquirir mais conhecimento durante a
elaboração do projeto. É importante que eles sejam assistidos por seus
professores a fim de que possam receber a orientação sempre que necessário.
–
Tarefas lúdicas
Jamais
se esqueçam que as atividades devem apostar no aspecto lúdico. Sendo assim,
tente aplicar exercícios que utilizem parlendas, cantigas, jogos e tudo mais
que possa atrair os pequenos.
Referência:
3
atividades que ajudam na alfabetização. Neurosaber. Neurosaber, 2019.
Disponível em: https://neurosaber.com.br/3-atividades-que-ajudam-na-alfabetizacao/.
Acesso em: 12 jan. 2020.
O período anterior à alfabetização
é marcado por profundas descobertas. Por meio dos traços e das cores a criança
pode se expressar e conhecer os objetos. A situação muda quando os pequenos
começam a lidar com as letras e as palavras. Eis aí uma missão e tanta para os
educadores.
Uma etapa determinante
A
alfabetização infantil é uma etapa extremamente importante para o
desenvolvimento do pequeno. É um direito universal de todas as crianças, mesmo
que saibamos o caminho árduo e longo que é preciso ser tomado a fim de que
sejam estabelecidas as condições necessárias para a aprendizagem das
competências que possibilitam esse importante passo.
Diante
desse cenário, os professores se veem em uma situação que requer preparo total
para potencializar esse processo cujo aproveitamento do aluno é crucial para o
seu desenvolvimento. Afinal, como organizar a rotina de alfabetização da
criança? Antes disso, é preciso lembrar um conceito importante.
O que é alfabetização?
Alfabetização
define-se como o processo de aquisição e de apropriação do
código alfabético, ou seja, um processo de acoplamento e interface entre a
percepção do som e da grafia da letra. A partir do momento em que o
indivíduo adquire a união entre estas duas condições – auditiva e visual –
ele está começando a ser alfabetizado.
O
processo de alfabetização depende da aquisição de pré-requisitos de
percepção visual, auditiva e da construção e estruturação da linguagem da
criança e também de estruturação motora. No início do processo acadêmico,
a criança precisa de muito mais atenção e de uma boa estruturação de suas
funções executivas, para que possa se adequar às propostas e metodologias
utilizadas para a alfabetização.
O que pode ser feito para organizar a rotina de alfabetização do
pequeno?
A
importância de se estabelecer um roteiro para ser seguido diante das etapas da
alfabetização infantil está no fato de que a criança precisa de um caminho para
iniciar, desenvolver-se e alcançar a condição plenitude de leitura e escrita.
Confiram abaixo algumas dicas de como organizar essa rotina.
–
Hora da leitura, escrita e prática da oralidade
Durante
as aulas, os educadores devem criar horários específicos para desenvolver tais
treinamentos que possibilitem a práticas dessas determinadas habilidades. Vale
ressaltar que essas atividades devem fazer parte do cotidiano da criança de
forma que ela se sinta cada vez mais familiarizada com as descobertas da
grafia, do fonema, da própria motricidade ao escrever algo.
Importante
lembrar que esses exercícios podem ser alternados, ou seja, práticas de leitura
em um dia, escrita em outro e tarefas de oralidade depois. Tudo para que a
criança aprenda e fixe os conteúdos. Além disso, as tarefas envolvendo a
escrita, por exemplo, podem contar com coisas que estão incluídas no contexto
da criança para facilitar a assimilação.
–
Criação de cronograma com exercícios mais complexos
Nesta
etapa é interessante criar maneiras de apresentar aos pequenos as formas de
lidar e aprender com exercícios com um nível de complexidade maior. Mas
lembrando que essas iniciativas devem ser tomadas gradualmente, considerando
que a criança deve assimilar todas as informações.
–
Organização de projetos
A
alfabetização infantil é algo que depende de muitos elementos que possam
enriquecer ainda mais o desenvolvimento dos pequenos diante dos desafios. A
dica é criar atividades onde os alunos desempenhem trabalhinhos com o objetivo
de produzir, trocar experiências e adquirir mais conhecimento durante a
elaboração do projeto. É importante que eles sejam assistidos por seus
professores a fim de que possam receber a orientação sempre que necessário.
–
Tarefas lúdicas
Jamais
se esqueçam que as atividades devem apostar no aspecto lúdico. Sendo assim,
tente aplicar exercícios que utilizem parlendas, cantigas, jogos e tudo mais
que possa atrair os pequenos.
Referência:
3
atividades que ajudam na alfabetização. Neurosaber. Neurosaber, 2019.
Disponível em: https://neurosaber.com.br/3-atividades-que-ajudam-na-alfabetizacao/.
Acesso em: 12 jan. 2020.