O processo APRENDER acontece como resultado de uma construção pessoal das crianças, em interação com as outras crianças da mesma idade e de idades diferentes, com os adultos e com os elementos da cultura com os quais entram em contato.
As crianças começam a se desenvolver à medida que
se relacionam com as pessoas, seus hábitos e costumes, com a língua e as outras
linguagens, com o conhecimento acumulado. À medida que, também, começam a
perceber o mundo ao seu redor: a memória, a fala, o pensamento, a imaginação,
os valores, os sentimentos e a autodisciplina.
Por isso, as interações e as brincadeiras são tão
importantes!
Enquanto contamos ou lemos uma história, as
crianças ouvem, mas também imaginam, pensam, comparam, observam o nosso tom de
voz, a maneira como nos relacionamos, como tratamos as outras crianças e como
cuidamos dos livros. Também percebem o nosso interesse e entusiasmo. Com isso,
aprendem modos de ser, a gostar das coisas, percebem os outros e a si mesmas,
vão aprendendo modos de se relacionar com o ambiente e com os outros, criando
uma imagem de si e constituindo a sua autoestima.
Em outras palavras, as crianças aprendem enquanto
vivem e convivem. Aprendem e percebem o mundo por inteiro: quando observam,
ouvem e pensam, brincam, experimentam, descobrem, comparam e expressam, por
meio de diferentes linguagens, aquilo que vão aprendendo e percebendo do mundo
ao redor.
Essa aprendizagem pode acontecer em diferentes
momentos da rotina da casa: na hora de escovar os dentes, na hora das
refeições, na realização de brincadeiras e jogos, sempre pensando no
desenvolvimento da autonomia dos pequenos.
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